Mini Abdominoplastia, Mini Abdomên
A cirurgia de Mini Abdominoplastia consiste na retirada do excesso de pele e gordura da região inferior do abdomên (barriga, popularmente conhecido como pé da barriga), se diferencia da Abdominoplastia por ser de menor tamanho, sem mexer na pele acima do umbigo, sem cicatriz no umbigo e com a cicatriz menor no baixo ventre. Assim, será realizado uma retirada de fuso de pele e gordura abaixo do umbigo e acima da parte íntima, altura da cesariana.
A cirurgia da Mini Abdominoplastia não tem como objetivo o emagrecimento ou perda de peso, embora ocorra de forma individualizada, mas sim na melhora da circunferência, volume e contorno corporal, melhorando a harmonia corporal.
Associações cirúrgicas
A cirurgia de Mini Abdominoplastia, muitas vezes, está associada com a Minilipo (pequena Lipoaspiração) e pode também ser associada a outras cirurgias plásticas a depender de cada indicação e condições clínicas.
Indicações
As pacientes com indicações para a cirurgia de Mini Abdominoplastia são: pacientes com pequena gordura, flacidez de pele e/ou estrias abaixo do umbigo. A indicação deve ser feita após avaliação com o cirurgião plástico.
Cicatrizes
Como resultado ficará uma cicatriz horizontalmente na parte inferior do abdômen, dentro das roupas intimas. O tamanho da cicatriz será variável dependente de cada constituição corporal.
Não haverá pontos externos na cicatriz, as suturas (costuras) são realizadas com pontos internos para boa coaptação e fechamento pele a pele, de forma uniforme, para melhor resposta cicatricial e aspecto estético final da cicatriz. Contudo, mesmo realizado com boa técnica cirúrgica, o resultado final das cicatrizes são correlacionadas com as características individuais de cada paciente.
Pré operatório
Anamnese
Para a realização de uma cirurgia segura é de extrema importância a consulta médica com um profissional experiente e com a realização de uma boa anamnese (história clínica atual e antecedentes de saúde). Com as informações colhidas o bom profissional irá indicar os exames necessários a cada caso afim de se diminuir os riscos de complicações cirúrgicas.
Exames
De forma geral, os exames básicos para a realização de Mini Abdominoplastia são:
-Exames laboratoriais de sangue e urina;
-Raio x de tórax;
-Teste ergométrico (contempla o eletrocardiograma, eletro do coração);
-Ultrassonografia da parede abdominal;
-Ultrassonografia de membros inferiores;
Casos específicos serão realizados exames específicos.
Gerais
-Informar ao médico qualquer quadro de alterações clínicas, como: gripe, febre, vômitos, mal estar geral, tonturas, etc.;
-Evitar bebidas alcoólicas 3 dias antes e manter boa hidratação;
-Evitar tabagismo 10 dias antes, dica, aproveite e pare de fumar;
-Seguir as orientações de internação, jejum de 8 horas, chegar ao hospital no horário programado e levar todos es exames solicitados;
-Retirar as pulseiras, colares, anéis, brincos, piercings, esmaltes, unha em gel e qualquer tipo de cílios postiços;
-Programar-se para estar livre, por 2 semanas, das suas atividades gerais.
Pós operatório
-Manter-se na posição corporal indicada;
-Caminhar por 10 minutos a cada duas horas;
-Tomar as medições prescritas, pelo cirurgião plástico, nos horários, corretos e pré determinados;
-Manter boa hidratação;
-Não tomar bebidas alcoólicas até a liberação;
-Não fumar por pelo menos 2 semanas;
-Não usar sapatos altos;
-Não pegar peso por 30 dias;
-Usar a cinta cirúrgica conforme orientações;
-Utilizar as meias cirúrgicas por 10 dias;
-Realizar os cuidados com as cicatrizes conforme orientações médicas;
-Realizar as drenagens linfáticas após liberação médica.
Complicações cirúrgicas
- Deiscência
Rara, ocorre a abertura espontânea da cicatriz no pós operatório, geralmente pequena, parte central da cicatriz, baixo risco e fácil resolução, está relacionada a cada tipo de pele, tabagismo, hipertensão e diabetes;
- Infecção
Raro, tomados os cuidados determinados pelo seu médico, no pós operatório, caso ocorra, antibióticos fará parte do tratamento;
- Hematoma
Raríssimos e localizados de fácil resolução.
Perguntas frequentes
Quantos dias vou ficar internada?
O período de internação se dá entre 8 a 10 horas.
Qual anestesia será utilizada?
Depende de cada caso, de forma geral, anestesia geral ou local com sedação.
A cirurgia de Mini Abdominoplastia dói muito?
A dor é individualizada de cada paciente, porém, a Mini Abdominoplastia não é uma cirurgia relacionada a dores, quando ocorrem, são leves, transitórias e até ausentes. Quando associada a Lipoaspiração torna-se mais doloridas.
Na cirurgia de Mini Abdome é realizado novo umbigo?
Não, não há cortes ou cicatrizes no umbigo na cirurgia de mini abdominoplastia, a cirurgia é realizada do umbigo para baixo.
Com quantos dias posso namorar, ter relações sexuais com meu esposo?
Liberado em torno de 2 semanas, com variações em cada caso e com as devidas cautelas.
Pode mostrar fotos de antes e depois?
Não, é expressamente proibido a divulgação de fotos antes e depois pelo Conselho Federal de Medina (CFM) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (CBCP), assim como, divulgações em mídias e rede sociais. Cuidado com o marketing desleal e propagandas enganosas. O profissional sério que respeita a ser humano, a profissão e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica não participam destas práticas.
Dr. Elrio Felicio Gayo
Diretor Técnico Médico
CRM 113.653
RQE 66087
Nos siga no instagram: https://www.instagram.com/dr.elriogayo/